programação

Programação do 8°ENAS

  • 27 /11

    DIA 1

  • 28 /11

    DIA 2

  • 29 /11

    DIA 3

  • 30 /11

    DIA 4

  • 01 /12

    DIA 5

09:00 - 12:30 (Horário de Brasília) Auditório Mestre Vitalino

Minicurso Introdutório (pré-congresso): Aprendizagem Significativa para Iniciantes
Ministrante: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira – UFRGS/RS

09:00 - 12:30 (Horário de Brasília) Hall

Inscrições e Entrega de Materiais

10:30 - 11:00 (Horário de Brasília) Área de Painéis

Intervalo
Fixação de painéis I

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para Almoço

14:00 - 15:30 (Horário de Brasília) Auditório Mestre Vitalino

Abertura
 
Conferência 1: Aprendizagem Significativa Crítica em Tempos de Inteligência Artificial
Conferencista: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/RS

15:30 - 18:00 (Horário de Brasília) Hall

Painel I
Coquetel de recepção

09:00 - 10:30 (Horário de Brasília) Salas

(Sala H1)
Minicurso 1 – Aprendizagem Significativa da Matemática
Ministrante: Profa. Dra. Maria Cecília Santarosa – UFSM/RS
 
(Sala H3)
Minicurso 2 - Mapas Conceituais na Avaliação da Aprendizagem Significativa
Ministrante: Profa. Dra. Sílvia Zamberlan Costa Beber – UNIOESTE/PR- UNIMESP-FIG/SP e Profa. Dra. Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira - UNIMESP-FIG/SP
 
(Sala H5)
Minicurso 3 - A Argumentação na promoção de Aprendizagens Significativas e Críticas
Ministrante: Prof. MSc. José Antônio Bezerra de Oliveira – UFPE/PE
 
(Sala H9)
Minicurso 4 – Estratégias de metodologias ativas para identificar conhecimento prévio com vistas para evidências de Aprendizagem Significativa
Ministrante: Profa. Dra. Carla Beatriz Spohr – UNIPAMPA/RS
 
(Sala H6)
Minicurso 5 – Questões controversas e UEPS: em busca de uma aprendizagem significativa crítica
Ministrante: Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro – UFS/SE
 
(Sala H8)
Minicurso 6 – Museu como material potencialmente significativo
Ministrante: Prof. Dr. Itamar Soares Oliveira – UNIVASF/PI
 
(Sala H10)
Minicurso 7 – Diagrama V: dispositivo heurístico de recurso instrucional e análise curricular
Ministrante: Prof. Dr. Antonio Jorge Sena dos Anjos – UEFS/Colégio Gênesis/BA

10:30 - 11:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

11:00 - 12:30 (Horário de Brasília) Salas

Comunicações Orais

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para Almoço

14:00 - 15:30 (Horário de Brasília) Salas

Comunicações Orais

15:30 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

16:00 - 18:00 (Horário de Brasília) Auditório Mestre Vitalino

Conferência 2: Aprendizagem Significativa e Argumentação na Educação Científica
Conferencistas:
Profa. Dra. Sylvia De Chiaro
Prof. Dr. José Ayron Lira dos Anjos - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PE

09:00 - 10:30 (Horário de Brasília) Salas

(Sala H1)
Minicurso 1 – Aprendizagem Significativa da Matemática
Ministrante: Profa. Dra. Maria Cecília Santarosa – UFSM/RS
 
(Sala H3)
Minicurso 2 - Mapas Conceituais na Avaliação da Aprendizagem Significativa
Ministrante: Profa. Dra. Sílvia Zamberlan Costa Beber – UNIOESTE/PR- UNIMESP-FIG/SP e Profa. Dra. Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira - UNIMESP-FIG/SP
 
(Sala H5)
Minicurso 3 - A Argumentação na promoção de Aprendizagens Significativas e Críticas
Ministrante: Prof. MSc. José Antônio Bezerra de Oliveira – UFPE/PE
 
(Sala H9)
Minicurso 4 – Estratégias de metodologias ativas para identificar conhecimento prévio com vistas para evidências de Aprendizagem Significativa
Ministrante: Profa. Dra. Carla Beatriz Spohr – UNIPAMPA/RS
 
(Sala H6)
Minicurso 5 – Questões controversas e UEPS: em busca de uma aprendizagem significativa crítica
Ministrante: Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro – UFS/SE
 
(Sala H8)
Minicurso 6 – Museu como material potencialmente significativo
Ministrante: Prof. Dr. Itamar Soares Oliveira – UNIVASF/PI
 
(Sala H10)
Minicurso 7 – Diagrama V: dispositivo heurístico de recurso instrucional e análise curricular
Ministrante: Prof. Dr. Antonio Jorge Sena dos Anjos – UEFS/Colégio Gênesis/BA

10:30 - 11:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

11:00 - 11:30 (Horário de Brasília) Hall

Atividade Cultural
Foto oficial do evento 

12:00 - 13:30 (Horário de Brasília) Auditório Mestre Vitalino

Conferência 3: A intenção e a disposição para a aprendizagem significativa
Conferencista: Profa. Dra. Rachel Saraiva Belmont - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ

13:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para Almoço

09:00 - 10:30 (Horário de Brasília) Salas

(Sala H1)
Minicurso 1 – Aprendizagem Significativa da Matemática
Ministrante: Profa. Dra. Maria Cecília Santarosa – UFSM/RS
 
(Sala H3)
Minicurso 2 - Mapas Conceituais na Avaliação da Aprendizagem Significativa
Ministrante: Profa. Dra. Sílvia Zamberlan Costa Beber – UNIOESTE/PR- UNIMESP-FIG/SP e e Profa. Dra. Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira - UNIMESP-FIG/SP
 
(Sala H5)
Minicurso 3 - A Argumentação na promoção de Aprendizagens Significativas e Críticas
Ministrante: Prof. MSc. José Antônio Bezerra de Oliveira – UFPE/PE
 
(Sala H9)
Minicurso 4 – Estratégias de metodologias ativas para identificar conhecimento prévio com vistas para evidências de Aprendizagem Significativa
Ministrante: Profa. Dra. Carla Beatriz Spohr – UNIPAMPA/RS
 
(Sala H6)
Minicurso 5 – Questões controversas e UEPS: em busca de uma aprendizagem significativa crítica
Ministrante: Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro – UFS/SE
 
(Sala H8)
Minicurso 6 – Museu como material potencialmente significativo
Ministrante: Prof. Dr. Itamar Soares Oliveira – UNIVASF/PI
 
(Sala H10)
Minicurso 7 – Diagrama V: dispositivo heurístico de recurso instrucional e análise curricular
Ministrante: Prof. Dr. Antonio Jorge Sena dos Anjos – UEFS/Colégio Gênesis/BA

10:30 - 11:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

11:00 - 12:30 (Horário de Brasília) Auditório Mestre Vitalino

Mesa Redonda: A Aprendizagem Significativa e o Ensino das Ciências da Natureza
 
Debatedores:
Profa. Dra. Maria Rita Otero - Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires – UNICEN/Argentina
Profa. Dra. Kátia Aparecida da Silva Aquino - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PE
Mediadora:
Profa. Dra. Evelyse dos Santos Lemos – Fiocruz/RJ

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para almoço

14:00 - 15:30 (Horário de Brasília) Salas

Comunicações Orais

15:30 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

16:00 - 18:00 (Horário de Brasília) Salas

Comunicações Orais

09:00 - 10:30 (Horário de Brasília) Salas

Comunicações Orais

10:30 - 11:00 (Horário de Brasília) Área de Painéis

Intervalo
Fixação de painéis II

11:00 - 12:30 (Horário de Brasília) Hall

Painel II

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para Almoço

14:00 - 15:30 (Horário de Brasília) Auditório Mestre Vitalino

Conferência 4: Teoria da Aprendizagem Significativa: perspectivas para o campo do ensino
Conferencistas:
Profa. Dra. Evelyse dos Santos Lemos – Fiocruz/RJ
Profa. Dra. Kátia Calligaris Rodrigues – UFPE/PE
 
--
 
Encerramento.

8° ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), bem como fomentar a interação entre pesquisadores e professores tanto a nível nacional como a nível internacional. No âmbito internacional, o primeiro Encontro (EIAS) ocorreu em 1992 na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, com o propósito de divulgar a Teoria e discutir estratégias com potencial de promoção de uma Aprendizagem Significativa. Com o crescente interesse sobre a TAS e a necessidade de se desenvolver novas discussões sobre o tema, os encontros internacionais ganharam força e passaram a acontecer periodicamente tendo sido realizados em Burgos, Espanha, em 1997; em Peniche, Portugal, em 2000; em Alagoas, Brasil, em 2003; em Madrid, Espanha, em 2006; em São Paulo, Brasil, em 2010; em Burgos, Espanha, em 2015; em Esquel, Chubut, Argentina, em 2017 e em Socoraba, Brasil, em 2019. Durante o IV.EIAS, em 2003, pesquisadores e professores do Brasil assumiram um compromisso de aprofundamento e disseminação da Teoria e assim surgem os  Encontros Nacionais de Aprendizagem Significativa (ENAS) com sua primeira edição em 2005 na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). A  partir daí, como o evento internacional, o ENAS passa a ter edições periódicas tendo sido realizadas em 2008 em Canela (Rio Grande do Sul), 2010 em São Paulo (São Paulo), 2012 em Garanhuns (Pernambuco), 2014 em Belém (Pará), 2016 em São Paulo (São Paulo) e 2018 em Blumenau (Santa Catarina). Neste ano, o 8°ENAS volta a acontecer no nordeste, na cidade de Caruaru em Pernambuco. O 8°ENAS tem como objetivo continuar a missão de disseminar a Teoria da Aprendizagem Significativa e ampliar as reflexões sobre as aplicações, desenvolvimento e implicações da Aprendizagem Significativa tanto para o processo de ensino e aprendizagem quanto para a pesquisa de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem tanto nos contextos formais como nos não formais de ensino. A dinâmica do evento está pautada em apresentação e discussão de trabalhos científicos que estão vinculados à linhas de pesquisa que abrangem a Teoria. A interação entre os participantes e pesquisadores da área poderá acontecer através de conferências, mesas redondas e sessões coordenadas. Além disso, também serão oferecidos minicursos e oficinas que visem a discussão sobre temas que envolvem a TAS e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa.  Nesta perspectiva, o 8°ENAS busca não só a interação entre professores, estudantes e pesquisadores, mas fortalecer as iniciativas já existentes que buscam na TAS seu referencial teórico. O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa, razão pela qual não serão  considerados trabalhos fora dessa temática.

Caruaru/PE de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023