O Encontro é especificamente voltado para a Teoria da Aprendizagem Significativa e os trabalhos apresentados deverão ser pertinentes ao tema, à proposta e aos objetivos do 8ºENAS.
As Sessões de Comunicação Oral e Painel serão organizadas de acordo com as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação das diferentes pesquisas e/ou relatos de experiências. O Evento foi pensado como um espaço de interação entre os diferentes participantes para apresentação e discussão de resultados de pesquisa, do impacto da Teoria no campo do Ensino e da Educação, de sua possível correlação com outros referencias e relatos de experiência. O objetivo, deste modo, é estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas educativas, investigativas e ao aprofundamento teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa. Ressalta-se, portanto, que trabalhos fora da temática do Evento não serão aceitos.
As submissões são feitas exclusivamente através da plataforma, por qualquer um dos autores do trabalho, que deverá estar com a inscrição paga. Para a submissão ocorrer, o autor inscrito deverá indicar os demais autores, em ordem de autoria, que por sua vez devem estar cadastrados no site do evento para serem mencionados. A taxa de inscrição não será devolvida em caso de não aceitação do trabalho.
Importante: No caso do trabalho ser submetido pelo segundo ou demais autores, este deverá ficar ciente de que o sistema automaticamente transferirá o trabalho para área do primeiro autor, que por sua vez ficará responsável pelo reenvio do trabalho, em caso de aceito com ressalva. O primeiro autor também deverá estar atento a todas as comunicações enviadas para o seu e-mail a respeito do trabalho.
Quantidade de trabalhos:
Trabalhos como autor principal: 2 (dois);
Trabalhos como coautor: Ilimitados;
Participantes por trabalho: Ilimitados *
* Em caso de mais de quatro autores no trabalho, deverá haver uma justificativa da participação efetiva de cada um na nota de rodapé na primeira página.
** Inserir em nota de rodapé dados pessoais como idade, ano de formação na graduação e pós-graduação, com respectivos cursos e instituição. Nível de ensino em que atuam profissionalmente.
MODALIDADES DE TRABALHOS:
Os trabalhos submetidos e aprovados pelo Comitê Técnico-Científico serão apresentados em sessões de:
Mudança de modalidade de submissão: A comissão avaliadora se reserva ao direito de sugerir a alteração da modalidade de apresentação do trabalho, podendo os trabalhos submetidos para comunicação oral serem aprovados para apresentação em painel e vice-versa.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
Os textos submetidos às sessões de Comunicação Oral, devem contemplar relatos de pesquisas já finalizadas e deverão conter introdução, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências. Caso caracterizem-se como artigos teóricos devem conter introdução, desenvolvimento, discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências.
Os textos encaminhados para as sessões de Painel, mesmo quando apresentarem resultados parciais de pesquisa ou relato de experiências, apesar do menor número de páginas, devem ter organização similar aos textos submetidos como Comunicação Oral: introdução, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências.
Para cada trabalho submetido, deverá o autor enviar dois arquivos, no formato doc: Sendo um para avaliação às cegas e outro para publicação, em caso de ser aceito. É importante frisar que haverá dois campos para anexar os arquivos e estes devem ser anexados no campo correspondente: IDENTIFICADO e NÃO IDENTIFICADO.
NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
As duas modalidades de trabalho – Comunicação Oral (07 a 08 páginas) e Painel (05 a 06 páginas) – podem ser escritas e submetidas em português ou espanhol através da área do participante na seção “Submissão de Trabalhos”. Na plataforma deverão ser preenchidos os campos:
Autores
Título do trabalho
Resumo Simples: O(a) autor(a) deverá submeter na Área do Participante um resumo simples com um único parágrafo de até 150 palavras. Nele devem constar: a síntese do trabalho, o referencial teórico-metodológico e os principais resultados. Este resumo deverá constar no arquivo a ser anexado com o trabalho completo identificado e não identificado.
Palavras-chave e Keywords: de 3 a 5 palavras.
TRABALHO
Os trabalhos completos a serem anexados devem seguir a seguinte estrutura:
Título do trabalho: digitado em caixa alta, negrito e letra Verdana em tamanho 10;
Autoria: anunciando – com letra Verdana, SEM negrito e caixa alta – nome (fonte 10), instituição e email (fonte 8) de todos os autores, um abaixo do outro. ‘Lembrando que haverá o envio de dois arquivos: um identificado e outro não. Dessa forma, esse item, ‘Autoria’, não deverá ser considerado na estrutura do arquivo não identificado.
Resumo e Abstract: até 150 palavras com letra Verdana em tamanho 9, espaço simples;
Palavras-chave e Keywords: de 3 a 5 palavras.
Demais orientações para a formatação do corpo do texto (comunicação oral e painel):
Atenção! Trabalhos fora da formatação solicitada não serão avaliados/publicados.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
A inclusão dos textos nos Anais 8ºENAS (a ser disponibilizado online) está condicionada à sua apresentação no Evento que, por sua vez, só poderá ser feita pelo autor principal ou por um dos coautores inscritos com pagamento concluído.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL
Forma: Apresentação oral com recursos multimídias (não obrigatório);
A elaboração dos slides é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e/ou coautores e deve-se utilizar o modelo disponibilizado no site do evento.
Equipamento: Computador e datashow;
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PAINEL
O 8ºENAS tem dois momentos para a apresentação de trabalhos na modalidade Painel mas, ciente do curto espaço para a discussão de tantos trabalhos, disponibiliza espaço para que os painéis fiquem expostos antes e depois das sessões. Deste modo, solicitamos atenção para os horários destinados à fixação e retirada dos mesmos. A ideia, reiteramos, é que os congressistas conversem sobre os estudos em questão ao longo do evento e não somente no momento formal de sua apresentação que é de 1:30h.
Atenção! O painel deve ser confeccionado com 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverão ter uma alça para pendurar.